sexta-feira, 23 de abril de 2010

HISTORIA DE ENGENHEIRO COELHO

Em meados de 1908/10, a terra onde se encontra o município de Engenheiro Coelho era conhecida como Guaiquica, e pertencia a Joaquim Cardoso de Moraes. Com a intensificação da imigração no inicio do século, instalou-se nas terras Pedro Hereman, imigrante belga que as adquiriu e passou a chamá-la de Fazenda São Pedro. Dinâmico, Pedro Hereman, a cada ano que passava, mais construía e produzia na fazenda, aumentando as colônias existentes e dando-lhes equipamentos necessários a sua manutenção.


Em 2 de Junho de 1912 foi inaugurada a Estação da Estrada de Ferro na Colônia da Guaiquica, que passou a ser conhecida por Estação de Engenheiro Coelho do Bairro da Guaiquica. O nome Engenheiro Coelho foi uma homenagem ao Engenheiro José Luiz Coelho que, na época, era inspetor de estrada de ferro e representante da Fazenda Estadual.

Com a construção da estrada que liga Limeira a Mogi Mirim em meados de 1939 a colônia começa a se desenvolver.

Em 14 de maio de 1980 Engenheiro Coelho é elevado à categoria de distrito pela Lei Estadual nº 2343. Em 3 de outubro de 1991 a cidade passa a ter administração própria com a eleição dos primeiros vereadores e do primeiro prefeito.


Hoje, a economia do município está baseada na agricultura, destacando-se a produção de laranja e de cana de açúcar. A Cidade também abriga duas Indústrias de grande porte: a Louis Dreyfus, que industrializa suco de laranja concentrado para exportação e a TRW, que produz discos de freios para a indústria automotiva. Creches, escolas compõem o quadro educacional, junto com o campus da UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário